Teleconsulta em Pediatria
- mjgjunqueira
- 7 de out. de 2023
- 1 min de leitura

Telemedicina é a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação, para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças. A Telemedicina pode ser usada para consultas e trocas de informações sobre pacientes, avaliação de exames laboratoriais e de imagem e cirurgia robótica, entre outras funções.
No âmbito da pediatria, a Teleconsulta é uma opção para atendimento de pacientes, sobretudo quando a distância é um fator limitante ao encontro presencial entre o profissional e o paciente.
Um grande exemplo de Teleconsulta em Pediatria refere-se às crianças cujos pais, Brasileiros, residem em outro país, mas desejam um acompanhamento de seus filhos por um médico Brasileiro, visando ter um acesso mais fácil à informação, comodidade com idioma para tirar dúvidas, ou um alinhamento melhor à rotina de seguimento de pediatria do nosso país.
No Brasil, há previsão legal, segundo o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina, para a realização de consulta médica por mecanismos remotos, desde 2020.
A teleconsulta em Pediatria ocorre nos mesmos moldes da consulta presencial, incluindo anamnese detalhada de órgãos e sistemas, avaliação de nutrição/alimentação e avaliação de imunização (conforme calendário vacinal do país de origem e do Brasil). O único tópico que não é realizado integralmente na teleconsulta, é o exame físico. Recomenda-se aos pais pesarem e medirem seus filhos nos dias anteriores à teleconsulta, para que o pediatra possa avaliar a antropometria segundo gráficos de crescimento adequados.
O registro da teleconsulta deve ser feito no prontuário médico do paciente (preferencialmente eletrônico), seguindo diretrizes da Lei geral de Proteção de Dados (LGPD).
Comments